A Sociedade das Moradas de Aldeia da Serra (SMAS) é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 17 de maio de 1991, na ocasião com o nome de Sociedade Amigos do CONSEG, com o objetivo inicial de arrecadar recursos para o CONSEG. Seus sócios fundadores foram a Morada dos Pássaros, Morada dos Pinheiros, Morada das Estrelas, Construtora Albuquerque Takaoka, Centro Comercial e Praça da Aldeia. Em 7 de abril de 1992 teve sua razão social alterada para Sociedade das Moradas de Aldeia da Serra, nome que permanece até hoje.
No decorrer dos anos foi sofrendo alterações societárias e estatutárias, até chegar no modelo atual, formado por Morada dos Pássaros (27,17%), Morada dos Lagos (21,56%), Morada dos Pinheiros (18,56%), Morada das Flores (17,76%), Morada das Estrelas (10,66%), Centro Comercial Aldeia da Serra (2,54%), Centro Comercial Lagos (1,19%) e Centro Comercial Estrelas (0,56%).
A SMAS é responsável pela vigilância, segurança pessoal e patrimonial e atua na área de seus associados e trecho de serra, correspondente à Estrada Yojiro Takaoka. A SMAS presta também um serviço de auxílio no trânsito, bem como emergências de saúde, contando com uma ambulância em tempo integral.
Desde sua criação, a SMAS sempre manteve um estreito relacionamento com órgãos públicos, autoridades de segurança, CONSEG e equipes de segurança de seus respectivos associados.